Apresentação
Após a apresentação da Lei dos Consórcios, a FUNASA propôs aos municípios presentes a formalização de um Consórcio, com objetivo de desenvolver o saneamento básico no Estado, através de ações que atendessem aos interesses comuns dos entes consorciados tais como: assistência técnica e assessoria administrativa; capacitação do pessoal na área de saneamento e gestão; licitações compartilhadas, aquisição de equipamentos para uso compartilhado; regulação do saneamento básico; construção e operacionalização de laboratório regional de referência em saneamento básico, dentre outros.
Fizeram-se representar e/ou manifestaram interesse na formalização de consórcio, 17 municípios da região sul catarinense, sendo eles: Anitápolis, Araranguá, Cocal do Sul, Grão Para, Içara, Imaruí, Jacinto Machado, Jaguaruna, Morro Grande, Orleans, Pedras Grandes, Sangão, Santa Rosa do Sul, São Ludgero, Timbé do Sul, Urussanga e Treviso.
Com isto a FUNASA, e o Grupo Técnico de Apoio – GTA, também criado pela FUNASA elaborou o Plano de Ação para Implementação de dois consórcios, um no Sul, com sede em Orleans e outro no Meio Oeste com sede inicial em Joaçaba, depois transferido por decisão dos prefeitos para Capinzal. Este grupo trabalhando com a FUNASA e com apoio do Dr. Marlon Barbosa do Nascimento, Advogado, especialista na área de Consórcios elaboraram as minutas do Protocolo de Intenções e Estatuto Social.
O Protocolo de Intenções foi apresentado aos municípios interessados, em reunião ocorrida no centro administrativo da prefeitura do município de Orleans, no dia 05 de outubro de 2006, com a presença dos seguintes prefeitos e autoridades Engº Pedro Villar - FUNASA Brasília/DF; Engº Ana Lucia Pereira de Lacerda – Coordenadora CORESC/FUNASA-SC; Engº Milton Tadashi Shiratori – FUNASA/SC; Valmir José Bratti – Prefeito de Orleans; Luiz Carlos Zen – Prefeito de Urussanga; Nailor Biava – Prefeito de Timbé do Sul; Braz Guterno – Prefeito de Imarui; Ademir Gesing – Prefeito de São Ludgero; José Mota Alexandre – Prefeito de Jacinto Machado; Amilton Ascari – Prefeito de Grão Pará; Cláudio Becker – Presidente da Câmara Municipal de São Ludgero; Élio M. Bratti – Presidente da Câmara Municipal de Grão Pará; Osvaldo Cruzetta – Presidente da Câmara Municipal de Orleans; Enor C. Gomes – Vereador Santa Rosa do Sul; Lourival M. de Oliveira – Chefe de Gabinete Prefeitura de Jacinto Machado; Domingos Carlos Stangherling – Responsável Técnico Prefeitura de Treviso; Edjalma F. Fernandes – Diretor de Compras Prefeitura de Imaruí; Joseli V. Shimidt – Secretário Municipal de Administração Prefeitura de Grão Pará; Juaci do Amaral – Secretário de Meio Ambiente de Imaruí; Maria de Fátima Guetner – Diretora do SAMAE de Jacinto Machado; Odivaldo Bonetti – Diretor do SAMAE de Urussanga; Valdemar J.Bettiol – Diretor do SAMAE de Cocal do Sul; Amarildo S. Alexandre – Diretor do SAMAE de Timbé do Sul; Anselmo Domingos Cabral – Diretor do SAMAE de Santa Rosa do Sul; Gilson Muller Bratti – Diretor do SAMAE de Grão Pará; Íris Messagg – Diretor do SAMAE de Treviso; Antonio I. Willemann – Diretor do SAMAE de Orleans; Maria Fátima Librelatto – Chefe do RH SAMAE de Orleans e Simone Campos Bortolotto – Escrituraria do SAMAE de Orleans, Dilene Souza – Chefe do Serv. Administrativo do SAMAE de Orleans, Vera Lúcia Marques da Silveira – SAMAE de Orleans e Marcelo Niticke – Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Orleans.
Prefeitos, diretores dos SAMAEs e autoridades regionais
Após a apresentação do Protocolo de Intenções, foi iniciado um importante debate, entre os presentes, com perguntas e esclarecimentos. Na oportunidade o Prefeito de Orleans Valmir José Bratti informou a todos que disponibilizou um terreno do município de Orleans para a construção da sede do consórcio. Ao final da reunião os prefeitos presentes subscreverem o Protocolo de Intenções e levaram cópia dos documentos necessários para aprovação em suas câmara municipais de vereadores.
No dia 29 de novembro de 2006, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Orleans, aconteceu a PRIMEIRA ASSEMBLÉIA do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental – CISAM-SUL. A assembleia com a presença das seguintes autoridades: Engº Milton Tadashi Shiratori – FUNASA/SC; Valmir José Bratti – Prefeito de Orleans; Amilton Ascari - Prefeito de Grão Pará; Geci Gertrudes de O. Casagrande - Prefeita de Santa Rosa do Sul; Ademir Gesing - Prefeito de São Ludgero; Nailor Biava - Prefeito de Timbé do Sul; Odivaldo Bonetti – Preposto do Prefeito de Urussanga; Braz Guterro – Prefeito de Imaruí; Hélio Muller Bratti – Presidente da Câmara de Vereadores de Grão Pará; Antonio Ironildo Willemann – Diretor do SAMAE de Orleans; Jackson Buss – Diretor do SAMAE de São Ludgero; Gilson Muller Bratti – Diretor do SAMAE de Grão Pará; Amarildo Scursel Alexandre – Diretor do SAMAE Timbé do Sul; Anselmo Domingos Cabral – Diretor do SAMAE de Santa Rosa do Sul; Maria Fátima Librelato – Chefe de Recursos Humanos do SAMAE de Orleans; Edjalma Ferreira Fernandes – Diretor de Compras de Imaruí; Alice Aparecida de Jesus – Preposta do Prefeito de Jacinto Machado e Sr. Marcelo Nitschke assessor da Prefeitura de Orleans. Para essa assembleia , oito municípios apresentaram da Lei de Ratificação do Protocolo de Intenções, à saber: ORLEANS Lei n°1999 de 21 de novembro de 2006; SÃO LUDGERO Lei n°1398 de 29 de novembro de 2006; URUSSANGA Lei nº 2212 de 29 de novembro de 2006; TIMBÉ DO SUL Lei nº 1384 de 28 de novembro de 2006; JACINTO MACHADO Lei nº 476 de 29 de novembro de 2006; GRÃO PARÁ Lei nº 1435 de 28 de novembro de 2006; SANTA ROSA DO SUL Lei nº 687 de 28 de novembro de 2006 e IMARUÍ Lei nº 1182 de 28 de novembro de 2006.
Neste dia foi eleito o presidente e secretário para a 1ª assembleia, sendo eleito por unanimidade o Sr. Amilton Ascari Prefeito de Grão Pará, com presidente da 1ª assembleia e o Sr Marcelo Nitschke para secretariar os trabalhos.
A primeira diretoria do CISAM MEIO SUL foi assim composta: VALMIR JOSÉ BRATTI - Presidente; ANTONIO IRONILDO WILLEMANN - Diretor Administrativo e Financeiro: e MILTON TADASHI SHIRATORI Diretor Técnico e Operacional.
Através do Termo de Compromisso TC-PAC Nº 0329/2007, firmado entre a FUNASA e a Prefeitura de Orleans em 31/12/2007, foi construído LABORATÓRIO REGIONAL PARTA CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA PARTA CONSUMO HUMANO e a SEDE DO CISAM-SUL, localizada no município de Orleans, em terreno doado pelo município de Orleans. Obra já concluída e em pleno funcionamento.